terça-feira, 7 de setembro de 2010

FARINGITE


   A faringite é uma inflamação da garganta, na área situada entre as amígdalas e a laringe, onde se forma a voz (faringe). Em geral é conhecida como dor de garganta ou garganta arranhada. A faringite aguda pode ser causada por vírus ou bactérias.

   O contágio é por meio de secreções eliminadas pelas pessoas ao falar, tossir ou espirrar. A faringite crônica decorre de uma infecção respiratória sinusal ou da boca que se espalha para a faringe.

   Alguns fatores como o cigarro, a poluição do ar e o excesso de álcool arranham a mucosa da garganta, causando a faringite.

  Os sintomas da faringite são: garganta avermelhada, pus na garganta, dor de ouvido, dificuldade para engolir, respiração difícil, mal-estar e febre.

  O tratamento da faringite consiste na utilização de analgésicos, antitérmicos e antibióticos, que deverão ser prescritos por um médico.

  A faringite pode evoluir para infecções mais graves, como a meningite.



CATAPORA




  A catapora é uma doença infecciosa e contagiosa que tem como causa o vírus varicela-zoster. Antes do surgimento da vacina, era uma das doenças mais comuns da infância.

  Uma vez adquirido o vírus, o indivíduo fica imune por toda a vida. No entanto ele permanece no organismo e, futuramente, pode ocasionar a herpes-zoster, conhecida como cobreiro.

Sintomas

  O paciente tem febre, mal-estar e dor de cabeça, falta de apetite e sensação de cansaço. Entre 24 e 48 horas depois, surgem na pele manchas avermelhadas. As quais dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas com líquido que mais tarde formarão crosta, provocando coceira. O contato com a saliva, secreções respiratórias do paciente ou com o líquido das vesículas faz com que o vírus se propague. O qual fica incubado por 15 dias.

Tratamento

  Visa apenas amenizar os sintomas, é muito importante que a pessoa não arranque a casa e nem cose as feridas, é indicado que o paciente tome banho com permanganato de potássio para que as feridas sequem mais rápido.



HERPES SIMPLES





  Infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas juntas nos lábios ou genitais,, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. É transmitida pelo contato direto com as lesões e pode permanecer latente no organismo, e pode permanecer recidivas.

Os efeitos

  É precedida por sintomas locais, como coceira, ardor e formigamento, que desaparecem em uma semana. A erupção das lesões são de pequenas bolhas cheias de líquido amarelado, que formam crostas quando se rompem. A primeira infecção costuma ser mais grave e restabelecimento completo, mais demorado. Nas recidivas, os sintomas são os mesmos, mas menos intensos.

Tratamento

  As vacinas estão sendo testadas para tratamento e prevenir o herpes simples, mas nenhuma se mostrou totalmente eficaz. O tratamento é feito com antivirais que diminuem o período de evolução da crise e os sintomas. Caso houver alguma suspeita de herpes, procure um médico.

CAXUMBA



CAXUMBA

  A caxumba é um processo infeccioso caracterizado pela inflamação das glândulas salivares (parótidas). A infecção é ocasionada pelo vírus da caxumba. É uma doença de transmissão respiratória, sendo mais comum em crianças.

  A transmissão ocorre quando há contato com as gotículas de saliva da pessoa infectada.

  Os sintomas aparecem entre 12 e 25 dias após a contaminação. Os sintomas são: inchaço e dor nas glândulas, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, febre, calafrios e dor ao engolir. Em homens pode ocorrer inflamação nos testículos e nas mulheres inflamação nos ovários. Pode acometer também o sistema nervoso central, em alguns casos.

  Diante de qualquer suspeita de caxumba, a pessoa deve procurar um médico para confirmar o diagnóstico.

  Como não existe tratamento específico, esse consiste na utilização de antitérmicos, analgésicos, repouso, alimentação líquida ou pastosa e compressas quentes para aliviar a dor.